A vice-prefeita Flávia Façanha (PSB) teve candidatura impugnada após pleitear o cargo mesmo estado alocada como assessora parlamenar na Assembleia Legislativa do Ceará.
OTribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, por unanimidade, o mandato do prefeito de Jaguaruana, Roberto da Viúva, e da vice-prefeita Flávia Façanha (PSB). Em decisão julgada nesta quinta-feira, 26, os magistrados optaram por novas eleições na cidade a serem realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE).
Flávia teve a candidatura impugnada nas eleições municipais de 2020, quando, em razão do indeferimento do registro de candidatura do seu marido, Bebeto Delfino (PSB), atual vice-prefeito e candidato à reeleição, postulou sua candidatura para referido cargo eletivo.
Atuando em cargo como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a então candidata estava lotada junto ao gabinete do deputado estadual Antônio Granja (PDT). Contudo, a pessebista precisava ter se afastado de suas funções no prazo de 3 meses antes de pleitear o cargo de vice.
Segundo a decisão do TSE, a desincompatibilização é requisito exigido para a disputa do pleito, podendo, caso contrário, a candidata promover “um desequilíbrio ou vantagem na disputa eleitoral”, haja vista a notória influência, aceitação e atuação de ranja perante o eleitorado de Jaguaruana, principalmente após votação por aquele alcançada nas Eleições 2018 na cidade.
Com a cassação, o município será o quarto do Ceará a realizar eleições suplementares. No dia 1º de agosto, os eleitores das cidades de Missão Velha, Martinópole e Pedra Branca voltaram às urnas no último domingo, 1º de agosto, para votar para prefeito e vice-prefeito.
Roberto da Viúva, do PDT, foi eleito, prefeito de Jaguaruana com 52,82% dos votos. Foram 12.005 votos no total. O candidato derrotou Ana Teresa (PT), que ficou em segundo lugar com 46,28% (10.519 votos).
Apesar da vitória, Roberto da Viúva assumiu o cargo apenas sete meses após a posse dos novos gestores municipais eleitos em 2020. O prefeito reeleito de Jaguaruana aguardava regularização do vice Bebeto Delfino para então assumir o cargo. Em abril, ele teve a candidatura deferida pelo TSE. Antes de assumir a cidade, a Prefeitura se encontrava sob a gestão do presidente da Câmara Municipal, vereador Elias do Sargento (PCdoB).
O povo