Banabuiú. O tempo nublado não foi suãciente para trazer as chuvas para a região do Sertão Central, na última sexta-feira (22). De acordo com o boletim da Fundação Cearense de Metetorologia (Funeme), entre às sete horas da manhã de sexta, até às sete da manhã deste sábado (23), choveu em 58 municípios. O maior registro foi em Itapipoca, com 76 mm, seguidos por Fortaleza, com 74 mm e Amontada, registrando 63 mm
Na região central do Ceará, a Funceme registrou chuva apenas em dois municípios: Quixeramobim e Solonópole. Ainda assim, os registros foram baixos: 6 mm e 4,2 mm, respectivamente.
O cenário registrado no interior foi bem diferente do que se viu na Capital, que teve chuva praticamente durante toda a sexta-feira. Com tanta água, os problemas recorrentes da temporada de inverno, não demoraram a aparecer: ruas ãcaram alagadas, o trânsito ãcou complicado, canais transbordaram, árvores caíram e a Defesa Civil registrou várias ocorrências.
Açudes
A situação hídrica do Ceará permaneceu praticamente a mesma na última semana. Segundo as informações da Companhia Cearense de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh), o volume total de água acumulado nos 153 monitorados pela companhia, passou de 13,49% para 13,50%.
E mesmo que a intensidade das chuvas tenha diminuído, houve recarga em 41 reservatórios. Os açudes Martinópole, no município de mesmo nome, e Várzea da Volta, em Moraújo, saíram do volume morto.
A Bacia do Banabuiú, composta por 19 reservatórios da região do Sertão Central, tem, atualmente, 3,29% de percentual acumulado. Na semana passada, este nível era de 3,20%.
Na última semana, os açudes Itaúna (Chaval), Acaraú Mirim (Massapê), Castanhão (Jaguaribara), Arrojado Lisboa (Banabuiú) e Trussu (Iguatu), receberam as maiores recargas. No geral, de acordo com a Cogerh, 35 açudes estão secos, 21 em volume morto, seis estão com volume acima de 90% e apenas dois estão sangrando, Gameleira e Quandú, ambos em Itapipoca.
Tags Açude – Água- Alegria – Ceará – Chuva – Cogerh – Funceme – Previsão – sertão
Categorias Açude – Chuva – Meteorologia
Informações: Diário do Nordeste