A prefeitura de Camocim mente através de suas redes sociais ao informar que “implantou novas Barreiras Sanitárias montadas em diversas divisas da cidade para controlar o acesso de pessoas no município e assim diminuir a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19). “.
Só pra lembrar: Barreiras Sanitárias são compostas por vários profissionais da saúde e da segurança pública.
Na realidade, tudo o que a prefeita ordenou foi a interdição, com “barreiras de piçarra”, duas estradas vicinais que dão acesso à sede do município: uma na altura do KM 04 e outra na região das comunidades conhecidas por Flamengas.
É bom deixar claro que as “diversas divisas ” de acesso ao Município não se resumem apenas ao centro urbano ( sede) e nem somente a região das “Flamengas”. Camocim faz divisa com o Município de Jijoca na região do Distrito de Guriú, por onde muitas pessoas vindas de qualquer lugar do Brasil conseguem entrar sem dificuldade alguma. E, pelo que consta a nota oficial da prefeitura, as estradas da referida região não foram interditadas e muito menos instalada novas Barreiras Sanitárias.
Em tempo: Esse modelo de barreira prejudica a vida dos moradores dos quilômetros, por exemplo em casos emergenciais de saúde e até mesmo de segurança pública.
Carlos Jardel