Os primeiros registros de precipitações em alguns municípios no interior do Estado já trazem esperanças para os agricultores que esperam uma boa quadra chuvosa para este semestre.
Por outro lado, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), divulgou o prognóstico oficial e os resultados não são nada bons. De acordo com o órgão, a probabilidade da quadra chuvosa ficar abaixo da média, neste ano, é de 45% , contra 35% de permanecer dentro da média e de apenas 20% de ser superior à média. Com base nisso o O Comitê de Combate à Seca irá tratar de estratégias a serem traçadas após a divulgação do prognóstico dos meses de fevereiro, março e abril.
O secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins explicou em entrevista ao jornalista Luzenor de Oliveira, no Jornal Alerta Geral (FM 104.3 – Grande Fortaleza e emissoras afiliadas à Rede Somzoom Sat no Interior) que as ações da SDA serão em respostas a esses dados da Funceme.
Durante a entrevista, Nelson informou ainda que os agricultores da Região do Cariri já irão receber as sementes do programa “Hora de Plantar”, na segunda-feira (28). Essa medida ajuda a incrementar a produtividade e renda dos agricultores de base familiar, que sofrem ainda com a maior seca já registrada no Ceará nos últimos 40 anos.
FONTE: http://www.cearaagora.com.br