Em vários municípios cearenses , os prefeitos assumiram o mandato em meio a condições precárias de governabilidade. Um dos exemplos é Morada Nova, no Sertão Central do Estado. O prefeito Wanderley Nogueira (PT) encontrou um cenário visível de desmonte. Na sede do Executivo Município, o novo gestor aponta sérios problemas que, na sua avaliação, inviabilizam ações imediatas de Governo. Na maioria das salas, não foram encontrados computadores e equipamentos como as impressoras. Em algumas secretarias, os veículos estão danificados e sem condições de uso.
Outro problema destacado pelo novo prefeito atinge a Secretaria da Educação. Segundo ele, os recursos repassados ao Município para o setor foram sacados, restando apenas a quantia de R$ 6,00 na contas da Prefeitura. Há outro agravante apontado por Nogueira que é o atraso do salários dos servidores. Segundo o prefeito não há recursos em caixa para honorar o desembolso, mas promete encontrar uma solução.
Reuniões com o Sindicato dos Servidores Municipais já estão previstas para discutir a melhor forma de sanar o problema. Diante da situação de adversidade administrativa, o Prefeito Wanderley Nogueira decretou Estado de Emergência no Município.
Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura