O convite se estende ao grupo do senador
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou, nesta sexta-feira (17), que o presidente Lula pediu para que ele convidasse o senador Cid Gomes (PDT) para se filiar ao PT. O ex-governador do Ceará acrescentou que o convite se estende ao grupo do senador, composto por 4 deputados federais, 13 estaduais e 43 prefeitos.
“Eu estive com o presidente Lula essa semana e ele me pediu para fazer o convite ao senador Cid, que as portas do partido estão abertas caso ele queira se filiar ao PT”, afirmou Camilo, que, em tom de brincadeira, disse que Cid saberia do convite por meio da imprensa. “Quem quiser, nossos companheiros deputados estaduais, federais, o próprio senador Cid, os prefeitos, sempre serão muito bem-vindos”, completou.
O ministro avaliou Cid Gomes como um “grande companheiro” e “grande líder político” e afirmou ser suspeito para falar da competência do senador, pois, segundo ele, ambos possuem boa relação além do campo político. “Considero o maior governador que este Estado já teve”, destacou.
Assista ao vídeo:
Essa declaração é um duro golpe nos planos do líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT). Com a possível entrada de Cid no PT, o deputado se vê forçado a repensar suas estratégias, uma vez que o caminho para o Senado se torna mais estreito.
No PT, Cid deve trabalhar para eleger Evandro Leitão como prefeito de Fortaleza, e Salmito Filho (PDT) como presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), além de buscar sua reeleição ao Senado em 2026.