Protesto aconteceu na Arena Castelão, um dos locais onde vistorias de veículos novos estão sendo feitas por terceirizados, contratados temporariamente. Policiais militares borrifaram spray contra manifestantes. Servidor preso foi autuado e liberado uma hora após ocorrência
Batalhão do Choque da PMCE usa spray de pimenta para dispersar manifestação dos servidores do Detran, na manhã desta segunda-feira, 22, na Arena Castelão Crédito: Divulgação/Sindetran/CE
Na manhã desta segunda-feira, 22, durante manifestação dos servidores em greve do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em frente à Arena Castelão, policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar utilizaram spray de pimenta contra os participantes e um dos agentes foi preso e levado ao 16° Distrito Policial (Dias Macêdo).
O protesto, iniciado por volta de sete da manhã, reunia cerca de 70 servidores denunciando a contratação temporária de vistoriadores para atuarem na fiscalização dos veículos, em substituição aos fiscais do Detran. A categoria está em greve desde 3 de abril. O protesto acontecia em frente ao Castelão por estar sendo o local onde estão sendo feitas as vistorias pelos terceirizados.
Os policiais militares teriam lançado o spray de pimenta por não serem atendidos no pedido para saída dos manifestantes do local. Os grevistas denunciaram a ação como “truculenta”.
Em vídeos, os agentes do Detran aparecem de braços dados, enfileirados, e recebendo jatos de spray no rosto. Uma servidora, mesmo deitada no chão, também recebeu borrifadas no rosto.
Após a prisão, cerca de 30 manifestantes se deslocaram até a delegacia, na avenida Alberto Craveiro, a poucos metros do estádio. O servidor foi autuado por desacato, teria permanecido cerca de uma hora na delegacia e liberado em seguida.
De acordo com Gabriela Mac Dowell, coordenadora geral do Sindetran-CE, as vistorias que estão sendo realizadas nos carros são “ilegais”. A coordenadora destaca que a resolução nº 941, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obriga que a vistoria de veículos novos deve ser publicizada e realizada em local apropriado.
Além da área do Castelão, as vistorias terceirizadas estão sendo realizadas no pátio do Detran da avenida Juscelino Kubitschek, no Passaré.
O povo