GRANJA: VACINAÇÃO CONTRA GRIPE JÁ COMEÇOU NA CIDADE

Granja Notícias Política Saúde

Começou nesta segunda-feira (17) a campanha de vacinação contra influenza e segue até dia 26 de maio. A meta é vacinar 90% de todos os grupos prioritários. A iniciativa busca prevenir casos da infecção viral que atinge o sistema respiratório. De acordo com a Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Granja, nesta edição, mais um grupo foi incluído, saindo de sete em 2016, para oito em 2017, com a inclusão de professores, tanto da rede pública, quanto privada.

 

“Neste ano o Programa Nacional de Imunização (PNI) incluiu os professores como sendo grupo prioritário, pelo contato constante com diversas pessoas e crianças. A campanha atinge os três níveis, fundamental, médio e superior. Basta eles irem até um Posto de Saúde mais próximo, seguindo o calendário de vacinação”, explicou o coordenador de Imunização, Enfermeiro Diego Duarte.

 

São grupos prioritários em 2017: Profissionais da área de Saúde; crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos; gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); idosos com 60 anos ou mais; pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras); trabalhadores da saúde; indígenas aldeados e o público penitenciário. A vacina contra a gripe começa a agir no organismo do paciente em 15 dias.

 

Influenza
É uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

 

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

 

Procure um Posto de Saúde mais próximo e participe da campanha. Para outras informações, vá até um posto, ou se dirija à sede da Secretaria de Saúde de Granja.

 

18010951_1169817373146600_4756413502379362513_n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *