Golpe no WhatsApp prejudica 600 mil usuários no país

Economia Notícias Policia

 

 

Quem é usuário do aplicativo WhatsApp deve ficar atento ao risco de cair em golpes. As mais novas vítimas que caíram em cheio na “pegadinha do zap” foram 600 mil beneficiários do programa Bolsa Família do governo federal em todo o país.

 

Em apenas dois dias, uma mensagem que circulava pelo aplicativo prometia dar quantia extra de dinheiro no mês de maio a quem clicasse em um link que supostamente levaria a um cadastro. De lá, o usuário era levado a divulgar informações pessoais aos criminosos virtuais. O prejuízo às vítimas não foi divulgado pela empresa.

 

Segundo Camilo Gutierrez, chefe do laboratório de investigação da ESET América Latina, empresa de segurança da informação, esse tipo de golpe que é espalhado através de mensagens do WhatsApp busca ‘roubar’ informações confidenciais de usuários, como dados financeiros, senhas e contas bancárias.

 

Há casos, acrescenta Gutierrez, em que os criminosos que atuam na internet fazem com que os usuários registrem o número do seu celular em um serviço Premium SMS. Com isso, as pessoas gastam a mais na conta de telefone e não sabem porquê.

 

A quantidade de adeptos desavisados do zap é o que desperta o apetite dos golpistas, afirmam especialistas. O aplicativo tem cerca de 1,5 bilhão de usuários em todo mundo. Pesquisa da ESET mostra que em apenas dois anos houve mais de 22 milhões de vítimas de golpe. E o Brasil figura em segundo lugar na lista dos mais afetados, sendo superado somente pelo México.

 

Ceara Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *