Os bastidores da visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará, na última sexta-feira (22/15), revelam fatos que mostram a intimidade de lideranças mais próximas ao núcleo do comando político do Estado e do Palácio do Planalto. A informação, que circulou, nesse final de semana, aponta que um privilegiado grupo dividiu os talheres com a presidente Dilma no gabinete do governador Cid Gomes. Em outra área, ficaram senadores, deputados federais e estaduais e lideranças políticas e partidárias.
O almoço no primeiro andar do Palácio da Abolição tinha como convidados especiais, o Secretário Estadual de Saúde, Ciro Gomes, Domingos Filho, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, o ex-ministro dos Portos, Leônidos Cristino, o presidente da Executiva Regional do PROS, Danilo Serpa, a ex-primeira dama de Sobral e a líder do Clã Ferreira Gomes, Dona Maria José.
Da bancada federal do Ceará presente ao primeiro andar, apenas o Secretário Municipal da Copa, deputado Domingos Neto (PROS). Os demais deputados federais, senadores e lideranças políticas e partidárias dividiram as demais mesas em outra área reservada do Palácio do Planalto, onde as conversas passaram pela sucessão de 2014, o futuro da aliança PROS, PT e PMDB, a agenda do Congresso Nacional na semana que está começando e o inevitável desfecho do mensalão.
O governador Cid Gomes não escondeu a alegria com os resultados da visita de Dilma Rousseff. A festa não foi apenas com o pacote de obras – construção de creches e metrô, mas, também, com os elogios da presidente da República ao irmão, Ciro Gomes, cotado nesse momento para assumir um cargo no primeiro escalão do Governo Federal. O nome de Ciro é especulado para o Ministério da Saúde.
As conversas de bastidores do almoço no Palácio da Abolição passaram, ainda, pelas especulações sobre nomes dos pré-candidatos ao Governo e ao Senado. ‘’Para quem acompanha a política com olhos mais realistas, ao lado do Governador Cid Gomes e da presidente Dilma estavam nomes de pré-candidatos à sucessão estadual que gozam de maior aproximação com os irmãos Ferreira Gomes’’, comentou um dos participantes do almoço no andar inferior do Palácio, ao fazer referência a Leonidas Cristino, Domingos Filho, Roberto Cláudio e José Albuquerque.