Elmano entrega ambulâncias para reforça o Samu em 25 Municípios do Ceará

Cidades Economia Notícias Política Saúde

O governador Elmano de Freitas (PT) reuniu, nesta terça-feira (25), no Centro de Eventos em Fortaleza, prefeitos, deputados estaduais e profissionais da saúde na solenidade de entrega de ambulâncias para 25 municípios.

Os veículos chegam aos municípios para renovação da frota do Samu 192. Os investimentos, feitos com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), somam R$ 7,22 milhões.

Elmano, ao entregar as ambulâncias, fez agradecimento ao presidente Lula pela agilidade na liberação dos recursos, aos profissionais de saúde que se dedicam ao atendimento de urgência e aos prefeitos e as prefeitas.

‘’Isso não seria possível se não tivéssemos o apoio dos municípios. A saúde é uma das áreas que mais exigem colaboração nossa. Tenho muito orgulho porque no Ceará temos uma relação republicana e conseguimos dar as mãos para avançar na saúde e em outras áreas”, destacou Elmano de Freitas, que mantém diálogo com os 184 prefeitos do Ceará.

AÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Elmano lembrou que, no início de março deste ano, o Ministério da Saúde entregou outras 42 ambulâncias para o Samu 192 Ceará, sendo 40 Unidade de Suporte Básico (USB) e duas Unidades de Suporte Avançado (USA).

“Essa renovação do nosso parque de ambulâncias só pôde acontecer com essa parceria com o presidente Lula’’, enfatizou a Secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, ao dizer que ‘’fazer parte do Samu é um trabalho árduo e uma missão importante para a população’’.

MUNICÍPÍOS BENEFICIADOS

As ambulâncias foram entregues aos prefeitos e as prefeitas dos municípios de
Aratuba, Aurora, Banabuiú, Granja, Ibicuitinga; Icó; Iguatu; Jaguaretama; Marco; Massapê, Mauriti, Missão Velha, Pereiro, Quixelô, Uruburetama, Cedro, Aiuaba, Acaraú, Maracanaú, Horizonte, Crato, Itapajé, Eusébio, Capistrano e Beberibe.

A Superintendente do Ministério da Saúde no Ceará, Kelly Arruda, destacou que as parcerias envolvendo União, Governo do Estado e municípios fortalecem oss serviços prestados a população. “Essa é uma política pública muito importante do Governo Federal, sempre em parceria cm o Estado e os municípios. Desta forma podemos levar o serviço de urgência para mais próximo da população. É gratificante poder contribuir com esse fortalecimento da saúde cearense”, comentou.

Com 17 anos de atuação no Ceará, o Samu possui cobertura em 100% do estado. Em 2024, o serviço registrou 106.824 atendimentos. Neste ano foram 25 mil ocorrências atendidas. Com equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermarem e socorristas, o Samu funciona 24h por dia e pode ser acionado gratuitamente pelo número 192.

(*) Com informações do Governo do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *