Os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que, em todo o Brasil, os partidos apresentaram 454.626 pedidos de registros de candidaturas às eleições municipais de 2024. O prazo para registro de candidaturas ficou encerrado na noite dessa quinta-feira (15).
Desse total, 423.723 se referem às Câmaras de Vereadores, enquanto, na disputa pelas Prefeituras, foram 15.410 solicitações à Prefeitura e 15.493 a vice-prefeito ou a vice-prefeita nas 5.568 cidades brasileiras.
CEARÁ COM MAIS DE 13 MIL CANDIDATOS E CANDIDATAS
O Ceará, de acordo com o TSE, registrou 13.003 pedidos de candidaturas, sendo 12.034 às Câmaras de Vereadores, 484 a prefeito ou à prefeita, e 485 a vice-prefeito ou vice-prefeita.
Os números podem sofrer alteração com a incorporação de novos dados pelo TSE ou mesmo pela desistência de algum candidato ou candidata.
Os partidos aguardam agora a análise das informações e o deferimento das candidaturas. Mas, antes mesmo do parecer do TRE, os candidatos e as candidatas já começam, nesta sexta-feira (16), a invadir as redes sociais e as ruas com o pedido de voto aos eleitores.
EXIGÊNCIA PARA REGISTRO DE CANDIDATURAS
Após serem oficializados por meio das convenções partidárias, os candidatos e as candidatas precisam se enquadrar nas condições de elegibilidade previstas em lei – alistamento eleitoral; domicílio eleitoral na circunscrição do pleito e ser alfabetizado.
A Constituição estabelece que, para disputar o cargo de prefeito ou de vice-prefeito, a pessoa deve ter, no mínimo, 21 anos de idade até o dia da posse, enquanto que, para vereador, candidatas e candidatos podem concorrer desde que já tenham completado 18 anos na data do pedido de registro de candidatura. Para os homens, é preciso ainda estar com a situação militar regularizada, mediante comprovante de alistamento.
Quem tem a curiosidade de acompanhar a tramitação dos processos de pedidos de registros das candidaturas, pode fazê-lo pela plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), que reúne informações detalhadas sobre as pessoas que disputarão a preferência do eleitorado na votação de outubro.
Ceara Agora