O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), anunciou, nesta segunda-feira (8), a desistência de concorrer à reeleição em 2024. Vitor exercia o primeiro mandato, mas, nos últimos dois anos, enfrentou uma profunda divisão na base política que o elegeu em 2020.
Vitor dava sinais políticos de que não enfrentaria às urnas e que iria construir com o Ministro da Educação, Camilo Santana, e o Governador Elmano de Freitas uma candidatura para dar sequência ao projeto administrativo iniciado no dia primeiro de janeiro de 2021.
Ao longo dos três anos de mandato, Vitor enfrentou uma dura oposição de ex-aliados políticos – entre eles, o vice-prefeito Deuzinho Filho, a deputada estadual Emília Pessoa e o deputado estadual Felipe Mota. A oposição mais cáustica é exercida pelo ex-prefeito Naumi Amorim a quem Vitor derrotou nas eleições de 2020.
Simultânea ao esforço e contratempos para mudar os rumos políticos e administrativos de Caucaia, Vitor enfrentou, no ano passado, uma tragédia familiar com a morte da filha Sofia, 19 anos de idade.
PRESENTE E FUTURO
Após renunciar à reeleição, Vitor Valim cumprirá papel determinante na definição do nome a ser lançado à Prefeitura de Caucaia com o apoio do presidente Lula, do Governador Elmano de Freitas e do Ministro da Educação, Camilo Santana. A saída de Vitor Valim da disputa pela Prefeitura pode dividir a oposição e atrair atuais adversários para o palanque a ser montado pelo Palácio da Abolição.
Ceara Agora