Paciente envenenado, mal atendido no Hospital Dep. Murilo Aguiar, em transferência para Sobral, por pouco não morreu entre Camocim e Granja.
A Unidade de Pronto Atendimento de Granja – UPA recebeu na madruga de sábado (28) pra domingo (29) um paciente de Camocim em estado gravíssimo de envenenamento com chumbinho (veneno para ratos). De acordo com a informação de profissionais da UPA, o paciente havia sido atendido primeiramente no Hospital Deputado Murilo Aguiar e teria sido encaminhado em uma ambulância para a cidade de Sobral, sendo que durante o translado, entre Camocim e Granja, o quadro de instabilidade do paciente evoluiu, sendo necessário estabilizá-lo com urgência, sob o risco do mesmo vir a falecer durante o percurso.
O paciente, ao ser transferido do hospital de Camocim, conforme análise profissional, por se tratar de um caso muito grave, deveria ter sido acompanhado por, no mínimo, um profissional médico e um profissional da enfermagem (enfermeiro/a), e não como ocorrera; apenas com duas técnicas de enfermagem e o motorista da ambulância. Além disso, o oxigênio ofertado ao paciente, pelo hospital de Camocim, foi o mais simples possível; um cateter nasal, quando o mesmo deveria ter sido entubado, dentre outros procedimentos correspondente ao protocolo de atendimento em casos de envenenamento.
O suporte necessário não foi dado e poderia ter custado a vida do paciente, que deu entrada com sua pressão arterial elevadíssima, respirando mal, depois de ter sofrido três paradas respiratórias entre Camocim e Granja, totalmente desacompanhado de médico, de enfermeiros e sem nenhuma tipo de medicação.
Na UPA de Granja os profissionais estabilizaram o quadro, entubaram o paciente e solicitaram do hospital de Camocim um médico para acompanhar o paciente até Sobral. Porém, o hospital informou ser impossível o deslocamento do médico, devido ao fato de haver apenas um no plantão.
Vale lembrar que o Hospital Deputado Murilo Aguiar é polo. Sua emergência deveria funcionar com, no minimo, um clinico, um genecologista, um pediatra, um anestesista e um cirurgião.
A UPA de Granja
A Upa de Granja é padrão e uma das mais bem equipadas do Ceará, que mantém todo suporte necessário para atender os pacientes de todas as classificações de riscos.
Carlos Jardel